sábado, 23 de maio de 2009

Uma Aventura em Olhalvo... EB1 de Olhalvo

Estávamos no Verão de 2008 com um calor de rachar. Nós andávamos muito felizes porque o nosso amigo Jorge vinha-nos visitar. Passado três anos, era a primeira vez que ele passava uns dias em casa do seu primo João Eduardo e isso deixava-nos super entusiasmados.

Quando ele chegou demos pulos de alegria e, para comemorar a sua chegada, fomos comer um bolo à pastelaria Colmeia. Depois, todos juntos, fomos mostrar-lhe Olhalvo.

Durante o passeio, passámos por uma fonte muito bonita e, como estávamos cansados e com sede, decidimos aí beber alguma água.

Quando nos debruçámos sobre a água da fonte vimos uma luz intensa de tom azulado que brilhava através dela. Tocámos com as mãos na água da fonte e vimos formar-se a figura de um velho de longas barbas e olhar terno que nos olhava fixamente.

Ficámos perplexos a olhar uns para os outros e perguntámos-lhe quem ele era. O velho de longas barbas respondeu-nos que era o guardião da fonte e que estava ali para nos mostrar como era Olhalvo há muitos anos atrás e propôs-nos uma viagem no tempo.

Nem olhámos para trás! Demos todos as mãos e mergulhámos com o guardião na água da fonte.

Sentimos a cabeça a rodopiar durante alguns segundos e quando abrimos os olhos estávamos num lugar muito estranho.

Não se via nem ouvia quem quer que fosse. Só silêncio, muito silêncio e, por cima das nossas cabeças, havia algo que parecia um vidro que ficava entre nós e o céu. Só demos conta que essa superfície era água quando vimos um homem cego que veio lavar os olhos na fonte onde nós estávamos. Mais surpreendente foi quando o ouvimos a gritar que já conseguia ver, que estava curado da sua cegueira.

O guardião, que continuava junto a nós, disse então que esse era o segredo da água daquela fonte e que esse fenómeno estava na origem do nome da nossa aldeia. De mãos dadas ainda, demos por nós em frente à fonte olhando uns para os outros.

Tudo parecia um sonho, mas, como continuávamos com muita sede, bebemos água avidamente e continuámos o nosso passeio.

O resto desse Verão foi muito animado, mas esta aventura ficou para sempre na nossa memória.



Sem comentários: