terça-feira, 12 de maio de 2009

Os Estudantes ...


Há já algum tempo que contávamos escrever sobre eles. Os estudantes.
Não será fácil. É necessário inspiração e talento e estes não são tão assíduos como gostaríamos, das nossas linhas.
Trazemos aqui o seu sorriso, mas também o seu esforço, o seu rosto luminoso e intrigante, também a sua dedicação. Recebemos aqui nas linhas redondas das suas palavras, a generosidade da sua voz onde declamam o som de poetas e prosadores. Descrevemos aqui, neste espaço o nosso agradecimento pela partilha e preocupação para com os colegas, a quem procuram resgatar de um rio turbulento, para as palavras antigas e estranhas dos imperadores, cientistas e artistas de tantos tempos.
Reconhecimento, por a cada aula, a cada disciplina, conseguirem reencarnar com interesse e motivação, figuras novas, representações da realidade, por vezes tão distante. E isto, em salas distantes de uma harmonia de cores ou de uma estética de tranquilidade. É por esta respiração, que ainda aqui estamos, na descoberta das palavras novas, para rituais antigos. São eles que nos provam que ainda faz sentido dissecar o conhecimento e integrá-lo nas nossas vidas.
São eles que nos justificam com inteligência e sabedoria o histórico dos desastres educativos que os governos persistem em não compreender. É em cada palavra resgatada, em cada pensamento, em cada figura humana, em cada viagem que nos preparámos para realmente construir qualquer acto significativo onde todos possamos Ser.
A todos, com reconhecimento, os que nos lembram, o princípio dessa grandiosa, mas difícil aventura que é crescer, representada neles, os estudantes, que pelos seus olhos inspiram horizontes, de onde também partimos, ainda ontem.

(Imagem Projecto da Fundação Americana da Ásia, in ThreeCupsofTea.com)

1 comentário:

Domenico Condito disse...

Quero avisar que a minha entrevista passa hoje na RTP1, às 18 horas, no programa PORTUGAL EM DIRECTO.

Um grande abraço de amizade.

Domenico