quarta-feira, 6 de maio de 2009

Martinho e o dia de Reis - EB1 do Paiol


Numa noite, que era a noite de Reis, o Martinho estava desejoso que o amanhã chegasse. Ele até fez uma lista do que queria. Mas ele sonhava com algo especial: uma locomotiva.

Mal o Martinho ouviu que tinha deir para a cama, foi a correr lavar os dentes, vestir o pijama e foi logo deitar-se.

O Martinho estava tão ansioso que inventou uma cantilena: «O comboio do Martinho xu, xu, xu, vai pelo camuinho xu, xu, xu

De repente, o Martinho ouviu uns barulhos e pensou que eram os três Reis Magos. Ele sentiu uma enorme vontade de fazer xi-xi, mas não se atrevia a levantar-se da cama pois ele sabia muito bem que quem não estivesse a dormir, em vez de levar os presentes, levava um onte de carvão negro.

Cada vez tinha mais vontade de fazer xi-xi. Então, levantou-se e foi em biquinhos de pés até à casa de banho ... Puxou as calças para baixo ... Tirou a pilinha para fora ... Começou a fazer xi-xi. Mas a urina fez muito barulho, mesmo muito barulho.

Os três Reis Magos ouviram e foram até à casa de banho. Viram o Martinho e perguntaram:

- Ó menino, que fazes aqui?
O Martinho assustado, e sem se virar, respondeu a gaguejar:
- É que eu tinha muita vontade de fazer xi-xi.

Os três Reis foram embora e o Martinho voltou para a cama triste.

Quando chegou a mnhã, Martinho levantou-se e foi procurar o seu comboio ou o monte de carvão. Ele viu debaixo do sofá, dentro da chaminé, na cozinha, na árvore de Natal... Lembrou-se de procurar debaixo da cama. Lá estava a locomotiva! A primeira carruagem era amarela, a segunda era azul e a terceira, essa era uma surpresa ... Um penico amarelo para ele fazer xi-xi.

Mesmo assim, o Martinho foi brincar com a sua locmotiva e partiu a dizer a sua canção:

«O comboio do Martinho xu, xu, xu, vai pelo caminho xu, xu,xu!»


(Reconto, Quando o Martinho teve vontade de fazrr xi-xi na noite de Reis)
(Imagem, in papagaioazul.weblog.com.pt)

Sem comentários: