segunda-feira, 18 de maio de 2009

O que realmente importa ... EB 1 de Aldeia Gavinha


Estava uma manhã muito agradável, a Primavera tinha chegado. Na aldeia das Amoras todos se preparavam para começar mais um dia de escola.

Os amigos do Marco iam apressados quando repararam que no terreno ao lado do recreio da escola estava a instalar-se uma família de ciganos.

O Diogo comentou:

- Olhem! Ciganos! Será que vão aqui ficar muito tempo?

- Espero que não! Que gente! - disse o Duda.

Ao chegarem à escola, entraram na sala e sentada numa cadeira sozinha, estava uma menina de tranças pretas e roupa estranha.

A professora Beatriz apresentou a nova aluna.

- Esta é a vossa nova amiga, chama-se Isaura e tem oito anos.

No decorrer da aula a Isaura não disse uma palavra e sentia-se incomodada com os olhares curiosos dos colegas.

Na hora do intervalo a Isaura foi a última a sair da sala e foi logo sentar-se no caminho mais escondido do recreio. A Anita passou por ali a correr, reparou nela e perguntou-lhe:

- Queres bricar comigo?

- Sim pode ser - disse a Isaura com muita vergonha - e podes tratar-me por Zazá.

A Anita estava muito curiosa com a sua nova amiga e antes de irem para a brincadeira perguntou-lhe: - Onde é que tu vives?

- Eu estou acampada no terreno aqui ao lado da escola! - disse a Zazá com naturalidade.

A Anita ficou muito admirada com a resposta da sua nova amiga. E intrigada perguntou:

- Zazá tu disseste acampada? Mas tu não tens casa? A Zazá sorrindo respondeu:

- Sim, o acampamento é a minha casa. Sabes Anita nós os ciganos nunca estamos muito tempo no mesmo sítio, porque vivemos do que vendemos nas feiras de terra em terra. Por isso, para andar com a casa atrás o melhor é viver numa tenda porque é mais prático. Desmonta-se e vai connosco para todo o lado.

A Anita ficou satisfeita com a paciência da sua amiga e pediu-lhe para ela lhe contar mais coisas sobre as suas tradições.

Entretanto surge o Marco, o Diogo e o Duda com ar de troça e começam a dizer:

- Sai daqui cigana! Nós não te queremos aqui!

A Zazá triste baixou a cabeça e começou a chorar. Sem pensar mais fugiu dali para fora.

A Anita preocupada com a sua nova amiga correu atrás dela e chamou a professora. A professora chegou e perguntou o que é que se tinha passado. A Anita contou tudo e a professora muito desapontada chamou os rapazes para conversar. Os meninos ficaram muito arrependidos e envergonhados e apressaram-se a pedir desculpas à Zazá.

Com a ajuda da Anita e da professora Beatriz, a relação entre Zazá e os rapazes melhorou e todos passaram a brincar juntos e a ser amigos. O Marco e os amigos compreenderam que o importante está no interior de cada um.

(Imagem, in cha-de-letras.blogspot.com)

Sem comentários: