sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dia Mundial da Biodiversidade


A vinte e dois de Maio relembramos de uma outra forma, O Planeta Terra e todos os elementos vivos que ele integra. A biodiversidade é um elemento característico da biosfera e traz consigo um património biológico de grande variedade, das plantas aos microrganismos, dos peixes aos mamíferos.

Estes elementos vivos, estão muitas vezes muito próximos de nós, resistindo em jardins e me avenidas onde a poluição é uma ameaça à sua sobrevivência, mas acima de tudo a nós próprios. Estão próximos de nós em mercados onde as frutas, legumes, ervas aromáticas nos mostram a cor, o aroma, a textura de universos vivos. É uma biodiversidade limitada, mas importante para quem reside na cidade.

Existem outros campos, onde o património biológico pode ser admirado, mas sobretudo mais protegido. Naturalmente os jardins das cidades, mas sobretudo os jardins botânicos e os parques naturais onde esse património nos é revelado. Há no País locais de grande beleza onde este encontro com a natureza se dá de uma forma tranquila.

A biodiversidade é algo muito importante para o Planeta e para todos os seres vivos. O desaparecimento de espécies animais e vegetais não é só muito grave pelo património biológico que se perde, mas porque indicia um tipo de civilização que ameaçará a própria sobrevivência do homem. Também em Portugal a ameaça de extinção de várias espécies é preocupante. Alguns destes casos são por exemplo, o miosótis-das-praias (Serra de Sintra), o priôlo (Ilha de São Miguel), o trevo-de-quatro-folhas (Régua), o escalo do Arade (Rio Arade), o lince Ibérico ou a cabra montês. Além destes um número importante de aves e peixes estão ameaçados.

O Dia Mundial da Biodiversidade procura convocar todos para o risco da extinção de diferentes formas de vida. Durante as próximas semanas deixaremos aqui algumas palavras e imagens sobre alguns dos santuários naturais que o País tem e que, devem ser apreciados na promoção da biodiversidade.

(Imagem, Na Serra de Montejunto)


Sem comentários: