quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Papagaio e o Ouriço - Jardim de Infância do Pereiro


Era uma vez um papagaio que ia para a floresta, para a sua casa nova e encontrou um ouriço ao pé de uma árvore e disse-lhe olá e se ele estava bom. O ouriço respondeu que não estava porque tinha frio. Como estava a nevar, o papagaio disse-lhe para irem para a sua casa beber um chá. O ouriço deu a pata ao papagaio e lá foram os dois. A casa do papagaio era um bocadinho longe, era em cima de um castanheiro e até tinha umas escadas para ir lá para cima.

Pelo caminho encontraram um frango que estava a escavar na terra à procura de comida e o papagaio disse-lhe olá. O frango disse olá e perguntou se eles estavam bons. O ouriço disse-lhe que estavam bons, mas que tinham frio e que iam para casa do papagaio. O frango disse-lhes que estava perdido e que não encontrava a mãe e o papagaio disse-lhe para irem a casa dele buscar uma manta grande e que depois iam à procura dela. E ...

Pelo caminho encontraram a mãe do frango, a galinha, que andava com a serpente à procura do filho. A galinha deu um abraço ao filho e ficou contente por o ver e agradeceu aos animais:

- Obrigadinho por encontrarem o meu lindo filho!

O papagaio disse para irem com ele para casa beber um chá quentinho.

Depois pelo caminho, encontraram um crocodilo que lhes disse a tremer que estava cheio de frio, a água estava gelada e ele não conseguia sair!

Os animais ajudaram-no a sair: fizeram uma ponte com ramos, porque assim era melhor, não custava tanto! O crocodilo conseguiu sair e disse obrigado. O papagaio disse-lhe se ele queria ir para a casa dele buscar uma manta e beber um chá e o crocodilo disse que podia ser.

Depois eles foram para a casa do papagaio. O papagaio e a galinha foram fazer chá e os outros ficaram a pôr a mesa e a acender a salamandra.

O papagaio trouxe o chá, todos beberam e depois a galinha disse: - Ó papagaio, tu fizeste o chá bem quentinho!

O papagaio disse muito obrigado. Quando acabaram o chá foram todos brincar às escondidas lá dentro da casa do papagaio. No fim cada um foi para sua casa e o papagaio disse-lhes adeus.

O ouriço ficou mais um bocadinho porque não tinha casa e disse ao papagaio se ele o deixava ficar só aquela noite e o papagaio disse que ele podia ficar as noites que quisesse. O ouriço respondeu que por acaso até queria ficar todos os dias.

Foram lavar os dentes e foram para a cama brincar e foram dormir. A partir desse dia passaram a andar sempre para baixo e para cima um com o outro e a ser amigos!


(Imagem, in peregrinacultural.wordpress.com)

Sem comentários: