quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Cubismo

(Paisagem em L'Estaque, 1906)
(Portrait of La Ciotat, 1907)
(Olive Trees, 1907)
(Le Port D'Anvers, 1906)
Nascido a 13 de Maio de 1882, Georges Braque fundaria com Pablo Picasso um importante movimento artístico no início do século XX, chamado de cubismo. Influenciados mutuamente pela sua capacidade nova de interpretar as ideias e as profundas transformações de início do século colaboraram significativamente os dois entre 1908 e 1914, início da 1ª Guerra Mundial.
O cubismo representou um corte absoluto com a arte europeia. Talvez não seja exagero defender com alguns autores de Arte que o cubismo foi o movimento artístico mais importante desde o Renascimento.
Influenciado pelo pós-impressionismo, evoluiria para a corrente dinamizada por Henri Matisse. Defendia o fim da perspectiva e da profundidade do espaço, apoiando-se numa composição dinâmica.
A arte com o cubismo deixou-se de interessar por compreender a realidade ou só fazer o seu retrato, mas o quadro e a arte deveria criar a sua realidade. Apresentar o real de diversos ângulos, com cores chocantes, exprimindo o feio e aquilo que era chocante para a vida humana.
A arte deveria revelar o caos e a desordem. A 1ª Guerra Mundial mostraria de forma dramática os piores receios do Homem.
Com Picasso o cubismo alcançaria a sua expressão máxima.
A Arte deveria, deverá dizemo-lo nós mostrar à Humanidade como a nossa vida, vivida no curto espaço, faz parte de um movimento maior.


(Imagens, in diretoriodearte.com/
nga.gov [National Gallery of Art]/
dianacosmetic.com/
xroads.virginia.edu[National Gallery of Canadá, Otawa]
)

Sem comentários: