sábado, 9 de maio de 2009

O Tratado de Windsor


A 9 de Maio de 1386, justamente há já mais de seiscentos anos que D. João I e Ricardo II, rei de Inglaterra celebraram em Windsor, um tratado, que é hoje, o mais antigo tratado ainda em vigor. Tratado de aliança entre dos Reinos, que juravam protecção mútua, mas também o desenvolvimento do comércio marítimo. Consequência do tratado de 1383, ele seria muito importante para a confirmação da independência de Portugal.
Tratado de apoio à causa da trono castelhano pelo duque de Lancaster, e de defesa perante os interesses económicos que haveriam de nascer da futura Espanha e França.
Na sequência do tratado
, Filipa, da casa de Lancaster, casaria com o rei de Portugal. Figura de uma imensa grandeza mudaria a corte portuguesa nos seus hábitos e com D. João I formaria a «ínclita geração» que permitiria a abertura a novos mundos.
Nesta data relembrar aqui essa figura que ousou definir um caminho, projectar um sonho e persitir no futuro. Nestes tempos o seu exemplo é uma lição pela sua procura pela justiça, como forma de governo e de serviço aos outros.


(Imagem, Iluminura de Jean de Wavrin,
encontro entre o Duque de Lancaster e D. João I,
The Bristih Library Board, in Isabel Stilwell, Filipa de Lencastre)

Sem comentários: