terça-feira, 23 de junho de 2009

A Propósito dos cadernos de Sophia...


«As imagens eram próximas
Como coladas sobre os olhos
O que nos dava um rosto justo e liso
Os gestos circulavam sem choque nem ruído
As estrelas eram maduras como frutos
E os homens eram bons sem dar por isso(...)» (1)

No último post concluímos a apresentação das telas que permitem rever uma viagem, a dos navegadores gregos pelo Mediterrâneo. Foi um projecto desenvolvido por uma turma, 6º C, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Área de Projecto, que nos remete para esse entusiasmo que foi a Grécia. Ela e a sua cultura é um luz imensa pelos contornos que nos lança. Foi o primeiro grande momento em que o conhecimento humano explodiu em cores, possiblidades e formas.

Sophia de quem já aqui falámos, pois ela é na cultura portuguesa e europeia, para não dizer mais, esse oráculo de comunicação entre o homem e os Deuses. Poucos, muito poucos souberam exprimir esse encantamento pelas ilhas de tons azuis e casas brancas, nos portos de descoberta de novos horizontes.

Os cadernos de Sophia, revelam-nos (1) a simplicidade da viagem pelos braços onde os deuses deram corpo às ideias de tantos pensadores. Um dos excertos disponíveis.


«Piso às quatro e meia a terra grega. Entrada maravilhosa à saída de Patras. Vamos rente ao mar entre oliveiras e ciprestes e montanhas azuladas. Calor leve, ar perfumado. As montanhas ligam a terra ao Olimpo. Paramos e vou molhar os pés, as mãos, os braços e a cara no mar. A água é maravilhosa, transparente e fresca. Bebo-a. É muito salgada.

É a paisagem mais maravilhosa que vi na vida. (...) De manhã voltei à Acrópole sozinha. Escrevi Sophia, Setembro de 1963, numa parede do Parténon, na frontaria, à direita numa reentrância. Coisa bárbara e selvagem mas tive de fazer.» (1)

Até 2010 o seu espólio constituído por setenta caixas irá ser entregue pela família à Biblioteca Nacional, podendo ser disfrutado por todos os que admiram a beleza incontida das suas paisagens.

(1) Espólio de Sophia, tornado conhecido pelo Público de 21/06/2009
(Imagem, Pormenor de um Friso do Parténon, in terraatenas.blogspot.com)

Sem comentários: