quarta-feira, 17 de junho de 2009

Prémios

Receber um prémio é sempre uma satisfação. Um pouco também um privilégio. Pela segunda vez fomos distinguidos pelas palavras, sinónimos de vontades, desejos, aspirações a uma dimensão humana naquilo que podemos ser. O Premio Internazionale Utopie Calabresi foi oferecido pelo blogue Utopiecalabresi. Agradecemos a distinção que nos procuraram dar.

Segundo os seus autores este selo criado pelo citado blogue procura «premiar os blogs que promovam conhecimento livre, cultura e arte, tolerância e aceitação da diferença, amizade e solidariedade entre povos.» Este projecto procurou essencialmente dar uma visibilidade maior a um conjunto de ideias que passavam por uma Biblioteca e pela dinamização de leituras e de escritas.

Em diversos momentos procurámos deixar a memória de pessoas que mos marcaram e que marcam a humanidade. As etiquetas do blog revelam essa amostragem, que procurou ir da arte ao pensamento, da música aos direitos cívicos.

Em determinados momentos decidimos por influência do quotidiano, dos agentes políticos e do que se vai passando no mundo escrever sobre assuntos que influenciam o real e que muitas vezes estão longe da nossa decisão.
Arriscámos falar sobre a recente campanha europeia naquilo que é irreal para a dimensão de cidadania dos europeus, nas propostas que parecem pouco dignas da História Europeia. Arriscámos falar sobre a formalidade de cerimónias que pretendendo ser históricas, são por vezes vazias de significados pela dimensão com que são oferecidas aos cidadãos. Ousámos falar sobre os bairros de pobreza social e sobre o esvaziamento concreto da liberdade quotidiana visíveis em actos de uma vida política pobre de ideias e de valores.

Muitas vezes pensámos se isso caberia num blog «institucional» ligado a uma Biblioteca. Concluímos afirmativamente. As ideias só nos servem se forem utensílios para mudar, no sentido de ajudar a compreender o que nos pode fazer mais completos, o que quer dizer mais felizes no dia distante.

Pela natureza do que o prémio pretende alcançar será um exagero a atribuição a um conjunto de palavras que pretende apenas alimentar aquilo de que falava Pessoa:
«(...) ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
movimentos da esperança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte
os beijos merecidos da Verdade.» (1)

O prémio acima indicado pode ser visto aqui: http://utopiecalabresi.blogspot.com/

A breve espaço de tempo deixaremos o endereço de cinco blogs que também utilizam a palavra para descobrir os universos que reflectem a realidade humana.

(1) Fernando Pessoa, «Horizonte», in Mensagem

2 comentários:

Túlipa do Oeste disse...

E pronto, mais uma vez o saber e a dedicação premiados!
Pois se nalgum momento este trabalho não é devidamente valorizado fica (aqui) a certeza de que o nome desta BECRE, deste Agrupamento, navegou por mares desconhecidos, vuou mais alto e deu os seus frutos!
Parabéns à pessoa que tem dinamizado este blog e que o tem enriquecido diariamente, que a este "filho" tem dedicado tantas horas. Um bem-haja por tamanha dedicação!

Flor do Oeste disse...

Mais uma vez muitos parabéns pelo prémio. É sem dúvida uma distinção merecida.
Com desejos de uma boa continuação,

Flor do Oeste