quarta-feira, 15 de abril de 2009

Leituras ...


Era uma vez ... parece que todas as grandes histórias começam assim. Dizíamos, era uma vez uma tartaruga que vivia nas Galápagos. Eu passo a apresentar-me. Chamo-me Henriqueta, nasci aí por 1850. O tempo para nós é pouco importante, pois como deves saber as tartarugas vivem muito tempo, para lá dos cento e cinquenta anos.

Foi nas Galápagos que conheci um senhor que se tornaria num cientista famoso, Charles Darwin. Conhecemo-nos porque este cientista fez uma longa viagem pelo mundo a bordo do Beagle. Desde o dia que o conheci que ele me contou o seu interesse pela Biologia e como nas Galápagos começou a compreender o processo de evolução natural das espécies.

O processo que segundo Darwin permitia compreender que o Homem é uma entre diferentes espécies, que na continuação das gerações, há continuidade e variedade. A vida no Planeta é composta de diversidade e nenhuma espécie tem qualquer missão a cumprir, estabelecida à partida. São as suas próprias condições que a permitem à vida nas suas diferentes formas viver e evoluir.

Depois de 1882, quando o meu amigo Darwin desapareceu deste mundo físico, continuei a observar a vida. Ainda a observo, do meu pequeno espaço no Jardim Zoológico da Austrália, onde ainda vivo. Presenciei muitos acontecimentos, felizes e infelizes, grandes descobertas e tragédias da história da humanidade.

Continuo a não compreender porque o Homem não se dedica a fazer o bem e assim a ajudar a construir um mundo mais justo. Também ainda não compreendi porque com tanta descoberta científica não podemos evitar «essa longa noite», onde ficamos com a saudade de tantos que amávamos. É um mistério que nem a minha idade consegue resolver.

Este é um livro para colocares a tua imaginação numa história que José Jorge Letria nos conta e Afonso Cruz ilustra sobre a vida de um grande cientista que fez evoluir o pensamento humano, Charles Darwin.
É um livro que nos conta de forma divertida e simples o percurso de Darwin, da sua infância até ao fim da sua vida e como as suas ideias abalaram um mundo feito de certezas e de universos finitos. A Ler.

Sem comentários: