sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia III


Neste Dia Mundial da Poesia, umas breves e modestas palavras sobre a Poesia, e sobre ela, que é neste mês a nossa autora do mês na Biblioteca. A leitura e a escrita de poesia são o nosso bilhete de identidade, o que nos revela, o que nos identifica com a Humanidade. Lemos poesia, não para compreender o mundo, mas para a tentativa tantas vezes falhada de com o nosso olhar o construir. Construção feito a partir de uma viagem, onde a miséria e a grandeza se unem.
Ler poesia e redigir as suas palavras é como ela dizia,«uma arte do ser», uma escritura de comunhão com o real, onde descobrimos como as imagens e as pessoas convivem no silêncio, na luz azul do mar, no deslumbramento do desconhecido, na experiência do sentir, no perfume das flores.
Ela ensinou-nos que é na poesia que nos descobrimos, que percebemos para onde podemos ou desejamos ir, que vida teremos a sabedoria de construir. Ela é aos nossos olhos a própria poesia, a que procura com integridade reconstruir todas as manhãs um mundo de ombros claros, como a luz que de manhã surge do mar a inundar os olhos de todos. Naturalmente, Sophia. Deixamos aqui a transcrição do seu poema, A Casa Térrea:

Que a arte não se torne para ti a compensação daquilo que não soubeste ser

Que não seja transferência nem refúgio
Nem deixes que o poema te adie ou divida: mas que seja
A verdade do teu inteiro estar terrestre

Então construirás a tua casa na planície costeira
A meia distância entre a montanha e o mar
Construirás - como se diz - a casa térrea -
Construirás a partir do fundamento

Sophia de Mello Breyner Andresen, Obra Poética

Sem comentários: