segunda-feira, 9 de março de 2009

Charles Darwin - Biografia I


Este ano de dois mil e nove, marca os duzentos anos do nascimento de Charles Darwin e cento e cinquenta anos sobre a sua obra, A Origem das Espécies.
Charles Darwin nasceu a doze de Fevereiro de 1809 em Shrewsbury, na Inglaterra e sempre revelou um grande interesse pelos fenómenos naturais. Contactou com naturalistas e com as temáticas da Botânica e da Geologia quando estudou Teologia.
A vinte e sete de Dezembro de 1831 participou numa expedição à volta do mundo realizado pelo navio Beagle, onde durante cinco anos em diferentes locais observou fósseis e recolheu amostras da Natureza. A partir da sua observação construiu uma nova teoria explicativa do mundo natural. A sua teoria ficou expressa no livro A Origem das Espécies, criando desde a sua publicação uma imensa polémica pelas respostas que apresentava. Seria, no entanto, o seu segundo livro, A Origem do Homem que Darwin iria concretizar melhor as suas ideias de que o Homem tinha realizado um proceso de evolução a partir de um antepassado comum.
Poucos homens influenciaram o conhecimento e a Ciência como Charles Darwin. Em 1872 publicaria o seu último livro, A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, onde procurou mostrar que o corpo e igualmente a mente sofreram um longo processo de evolução. As suas ideias levantaram um coro de protestos na sociedade vitoriana. Os fundamento da sociedade burguesa pareciam levar aqui mais um forte choque. A Igreja foi especialmente dura, pois como séculos antes com Galileu e Newton a abertura de novos horizontes ameaçava a segurança do que se conhecia, do que estava estabelecido. Os primeiros anos do século XX e o seus conflitos mortais evidenciaram a natureza humana de uma forma que as ideias de Darwin e de outros, como Freud, viriam a confirmar da pior maneira.

Sem comentários: