sexta-feira, 20 de março de 2009

Albert Einstein - Profª Carla Maia


No dia catorze de de Março de 1879 nascia na Alemanha um dos maiores génios da Humanidade, Albert Einstein. Este físico alemão através das suas descobertas e teorias proporcionou-nos uma nova visão sobre os conceitos de energia, massa, tempo e espaço. Uma das suas teorias científicas mais importantes e conhecida é a Teoria da Relatividade: a energia é igual à multiplicação da massa de um corpo pela velocidade da luz ao quadrado.

Actualmente, em pleno século XXI, há enigmas, nascidos das suas ideias, ainda por desvendar, nomeadamente relacionados com o Universo, desde a partícula mais ínfima até ao imensamente grande, a descoberta de planetas com vida noutros Sistemas Solares, assim como descobrir algo com uma velocidade superior à luz.

É interessante verificar que Albert Einstein, com a sua inteligência sublime, abriu a porta para todas estas questões, provocando uma revolução na mente humana, na forma como olhamos o mundo que nos rodeia e na questão do lugar que o Homem ocupa no Universo e até onde irá chegar!

Deixamos aqui algumas das suas palavras, para todos podermos reflectir:

«O ser humano vivencia a si mesmo os seus pensamentos, como algo separado do resto do Universo numa espécie de ilusão de óptica da sua consciência e, essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe aos nossos desejos pessoais, conceitos e ao afecto apenas pelas pessoas mais próximas.»

«A nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão ampliando o nosso círculo de compaixão para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza na sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objectivo mas, lutar pela sua realização, já é por si só parte da nossa libertação e o alicerce da nossa segurança interior.»

«Jamais consideres os seus estudos como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade invejável (...) para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para o seu próprio prazer pessoal e para o proveito da comunidade à qual o seu futuro trabalho pertencer.»

Sem comentários: