terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mozart - uma biografia

Evocamos a partir de hoje, em alguns posts os duzentos e cinquenta e três anos do nascimento de Mozart.
De seu nome Wolfgang Amadeus Mozart, nasceu a vinte e sete de Janeiro de 1756 em Salzburgo. Filho de um compositor, Leopold Mozart, foi desde cedo uma criança onde o talento e o génio estavam presentes. Aos três anos já tocava piano e escreveu o seu primeiro concerto aos seis anos.
Percorreu a Europa, tocando para as casas reais. De Salzburgo a Viena, passando pelas cidades italianas dá concertos, publica as suas obras (canções, concertos, óperas) e ensina música.
O seu génio não lhe irá facilitar a vida. Consciente do seu talento, é alvo da inveja dos mais medíocres. Viveu num tempo em que para as casas reais o músico era mais um criado, um serviçal como qualquer outro.
Viveu dificuldades várias, entre problemas financeiros e de saúde. É já no fim da vida que compõe a Flauta Mágica, obra de profunda beleza.t Morreu com apenas trinta e cinco anos, a cinco de Dezembro de 1791.
Durante este mês, a entrada musical do Blogue será feita com a sua música, nomeadamente a sonata de Piano (Allegro) tocada por Maria João Pires.

Sem comentários: