sábado, 10 de janeiro de 2009

Comemorar os oitenta anos de Tintim

Comemora-se hoje os oitenta anos do nascimento de um dos heróis mais conhecidos e célebres da Banda Desenhada. Criada por Hergé em 10 de Janeiro de 1929, mantém-se até hoje como uma das figuras que preenche a nossa imaginação. Uma leitura dos sete aos setenta e sete como se dizia há algumas décadas.
A figura de Tintim, surge como um suplemento infanto-juvenil de um diário, «Le Vingtiéme Siécle», onde o nosso herói parte como um jornalista acompanhado do seu cão Milu para a longínqua Rússia, nascendo o primeiro Álbum, «Tintim no País dos Sovietes». Após a venda de cinco mil exemplares no mesmo ano da sua 1ª publicação, foi reeditado em 1999, tendo esgotado as suas reedições anteriores. Retrato de uma sociedade cruel, muito criticado por dar uma imagem muito negativa da Rússia dos anos trinta, veríamos como o jovem desenhador tinha intuido como aquele regime se organizava.
Após este álbum, Hergé faria muitos outros, estudando com rigor arqueologia, geografia, ciência de modo a que as suas pranchas estivessem correctas nos locais e temas que introduzia nas suas aventuras.
Acompanhado de figuras fascinantes, como o capitão Haddock ou os detectives Dupond e Dupond revelaria imaginação para falar da sociedade moderna, sempre com um espírito de humor e de descoberta.
O êxito de Tintim é de certa forma o triunfo de uma época em que os jornalistas desempenhavam nobres tarefas. As de salvar o mundo, onde a informação impressa era um dos veículos dessa aventura humana. O jornalista corajoso capaz de se aventurar por qualquer desafio é igualmente uma das últimas tentativas de mostrar o valor cultural de uma Europa que ainda se aventurava pelo mundo.
A Biblioteca da Escola irá dinamizar em Fevereiro uma exposição de Álbuns e de trabalhos sobre Hergé e a sua criação, Tintim. Participa.

Sem comentários: