sábado, 1 de novembro de 2008

Nota de Abertura



Este blogue pretende ser uma montra de livros, um local onde se reflecte sobre a leitura, onde se imaginam sonhos relativos à natureza do Homem.
Somos afinal a única espécie que devora as palavras para se poder exprimir, revelar o que cada um transporta, na procura de um sentido para cada experiência humana. Como seres que ambicionam a beleza e a liberdade, é nos livros, também, que são a memória da nossa inquietação, o objecto material que pode exprimir a nossa real medida, como o pensavam os renascentistas.
Os livros são pois companheiros de uma viagem longa, de grande espanto, onde pela nossa leitura, por aquilo que podemos reconstruir temos a possibilidade de acrescentar uma linha, um verso, uma palavra à fantástica aventura da vida.
Lemos, pois para actualizar pelas perguntas as respostas que o passado, a memória nos deixou. Lemos igualmente para perante todas as adversidades encontrar linhas onde possamos renascer todas as manhãs.
Iremos assim aqui apresentar escritores, «ilhas fraternas de ternura», nas palavras iluminadas de António Lobo Antunes, no sentido que outros se interroguem, leiam e escrevam.
É assim um projecto de uma comunidade educativa que procura partilhar leituras, trocar opiniões, escrever e comentar sobre o grande dever do Homem,o sonho, como o sugeriu Fernando Pessoa. Aparecerão livros de diferentes contextos, consoante a participação dos elementos a que este blogue pretende testemunhar.
A primeira proposta é a de que todos apresentem brevemente um livro, significativo, pela ideia, espaço ou tempo de leitura.
Agora que se dá início a este projecto, a única certeza é que será o Homem, a sua História, isto é a sua humanidade, o seu conhecimento, as suas emoções o elemento comum a dinamizar este projecto de leitura e escrita.


Sem comentários: