domingo, 16 de novembro de 2008

Apresentar um livro - Luís Campos

James Sanllorente, Sorrisos de Bombaim /Greg Mortenson; David Relin, Três Chávenas de Chá



Dois livros, uma ideia comum, um projecto de solidariedade para o presente, que é o futuro de todos os dias. Reconstruir no presente a liberdade de milhões de seres humanos acabando com a escravatura da pobreza extrema, das doenças e da ignorância. Mudar o quotidiano, o actual, pelo trabalho comunitário em continentes, onde o extremismo, a religião do medo e o fanatismo criaram divisões insuportáveis para os direitos e valores da Humanidade, neste e em séculos passados.
O ponto de união dos dois livros é a crença na vontade, no valor de cada pess
oa para alterar não só o que está errado, mas o que é injusto.
Primeira história - Um jornalista espanhol ao visitar Bombaim descobre em que condições vivem nas ruas centenas e centenas de crianças, sujeitas à doença, à fome, à prostituição, a todas as violências. Num acto de grandeza, generosidade e amor consegue recuperar muitas crianças, criando orfanatos devolvendo-lhes a dignidade perdida. Um exemplo de coragem, uma lição de que todo o Universo, sentido-nos todos parte dele, afinal podemos concretizar individualmente uma mudança que atinja todos no melhor dos sentidos.
Segunda história - Um alpinista americano, ao escalar o K2, a segunda maior montanha do Planeta conheceu no povo balto a hospitalidade simples de uma cultura ancestral. No território do fundamentalismo islâmico, entre os caminhos da Al-Kaeda e dos Talibãs, num mu
ndo esquecido, um homem tenta a conciliação de culturas e porque não dizê-lo de civilizações. Nas altas montanhas da Ásia, entre o Paquistão e o Afeganistão um homem tenta construir a paz com o desenvolvimento de uma comunidade. Com a ideia de criar escolas, especialmente para meninas e apoio a projectos comunitários, um homem cria uma resposta generosa onde muitos, demasiados, só parecem encontrar a guerra. É ainda uma lição de vontade e de inteligência. Mas é igualmente uma lição de recompensa, a do sorriso brilhante de todas aquelas crianças que nos ensina que só de olhos abertos se pode compreender o mundo.
Duas leituras que envolvem livros, sonho, esperança e determinação na vontade humana. Dois projectos de criação de ONG's que nos demonstram que a mudança individual é sempre muito importante, pois cada de um de nós representa «o resto da Humanidade», nas palavras sábias de Krishnamurti.
Se este tema te interessa ou se quiseres ajudar na sua divulgação, podes consultar na Net:
www.bombaysmiles.org e www.Threecupso
ftea.com



Sem comentários: