terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Lado Selvagem (I)


«Há um enlevamento na costa solitária/há uma sociedade onde ninguém penetra/Junto ao mar profundo, com música no seu rugido: Não amo menos o Homem, mas mais a Natureza» (Lord Byron)


É a nossa última ideia. Apresentar um livro, que foi o modo como iniciámos este projecto e por ele em diversos contornos aqui deixámos as letras e as suas cores.
O Lado Selvagem, tradução para Into The Wild é a história verídica de um jovem americano à procura da sua verdade interior e de uma viagem para nas condições humanas mais primitivas de vida procurar responder sozinho «à rocha cega e surda apenas com a força e o espírito do cérebro e das mãos».

O Lado Selvagem é também uma viagem pelo interior da América, pelos seus quadros naturais, pelas suas paisagens humanas, pela solidão de cidades abandonadas ao sucesso mercantilista, mas também uma viagem aos sonhos de tantos que vivem ou parecem viver à margem de uma sociedade de abundância.

O Lado Selvagem é acima de tudo a viagem de um jovem que procura conhecer os seus fundamentos, aquilo que nos pode fazer sentir grandes, encontrar aquilo que nos pode elevar como seres humanos. A Natureza mais selvagem, entre rios, montanhas céu azul e animais, o que nos pode ensinar, na medida em que não pertencemos nós a esse espaço de encantamento?

É verdade que a viagem de Chris acabou mal. Ao contrário do que se diz nem sempre a sorte protege os audazes e devido a alguns pormenores não controláveis o nosso herói acabou por não resistir às dificuldades. Fica-nos o exemplo.

Into The Wild é um projecto composto por um Livro, um Filme e uma Banda Sonora que nos transmite este desejo pela evasão por um mundo mais equilibrado, mais verdadeiro, em busca dos elementos que nos formam, os átomos universais que moram em nós e no universo. Afinal a possibilidade e a grandeza de cada um se superar na sua própria humanidade.

Deixaremos nos últimos dois post's uma pequena amostra da poesia do livro que é o testemunho de um jovem na busca da felicidade e beleza simples, as que estão mais perto do coração do homem.

Sem comentários: