segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

John Lennon - Uma biografia

«Embora saiba que nunca perderei o afecto
Por pessoas e coisas que já partiram
Sei, que hei-de parar muitas vezes para pensar nelas,
Na minha vida amar-te-ei mais »


Beatles, In My life, 1964

John Lennon nasceu no dia 9 de Novembro de 1940, em Liverpool, sendo filho de uma família de classe média baixa. O pai trabalhava na marinha mercante durante a 2ª Guerra Mundial e a mãe era doméstica. O pai abandonaria o lar quando John tinha apenas um ano de idade. A partir de 1945, a irmã da mãe, «Tia Mimi», irá tomar conta do pequeno John. Inicia-se nos estudos com oito anos na Primary School de Liverpool. Vai-se revelando com capacidades para o desenho, mas o seu comportamento na escola nem sempre é exemplar. Em 1956 funda a sua primeira banda, os Quarrymen.
Em 1958 perde a mãe, vítima de um atropelamento, desgosto que o marcará para sempre, tal como o abandono do pai.
Em 1959, juntamente com Paul McCartney e George Harrison mudam o nome da banda para The Silver Beatles.

A partir de 1960 realizam digressões a Hamburgo, voltando meses depois a Liverpool, onde definitivamente assumem o nome que fará história, The Beatles. A partir de 1962 conseguem o seu primeiro contrato para gravar um disco, trocando de
finitivamente de baterista, passando a integrar o grupo, Ringo Star.
Entre 1963 e 1969 conquistarão o mundo com diversos discos e digressões
pelo mundo. Transformarão a música popular e a própria sociedade. A Hard Day's Night, Rubber Soul, Revolver, Sgt Pepers, Lonely Hearts Club Band, Abbey Road e The White Album ficarão na História da Música.
A partir de 1970, Lennon formará com Yoko Ono a s
ua banda a solo, a Lennon Plastic Ono Band e participa em inúmeras campanhas a favor da paz no Mundo.
As suas acções e intervenções desencadeiam a oposição da Justiça americana que o procura impedir de viver nos Estados Unidos.
A partir de 1975 retira-se para acompanhar o crescimento do segundo filho, Sean Ono Lennon. Em 1980, quando recomeçava a sua carreira musical, é assassinado em Nova York. Morreu a oito de Dezembro do mesmo ano.
Nos últimos dez anos de vida, no seguimento do que já tinha feito nos Beatles deixou um património musical, que mais que o retrato
de uma geração, representou uma afirmação da vontade e da responsabilidade individual de cada um na evolução do mundo. A crença de que podemos viver num mudo melhor e que para isso cada um tem um papel individual a desempenhar representa uma das heranças que a sua música nos deixou.
A crença numa sociedade como comunidade de pessoas vivendo em paz, acima de qualquer
religião ou país é de certo um elevado sonho.
Sendo este um blogue de livros, também por aqui passam as emoções de pessoas especiais que se atreveram a procurar melhorar o mundo.

Sem comentários: