quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Declaração Universal dos Direitos do Homem - Sessenta anos depois





«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.» - artigo 1º


Cerca de mil milhões de pessoas têm como rendimento diário para si e para a sua família o valor de um dólar. Três mil milhões sobrevivem em condições de extrema pobreza, tendo como valor diário dois dólares. Dois mil milhões não têm cuidados médicos e todos os dias morrem de fome vinte mil pessoas, estimando-se que cerca de 963 milhões de pessoas não têm o que comer. Deste conjunto a grande maioria é formada por crianças com idade inferior a quinze anos.
Em muitos países do Mundo o acesso a redes de comunicação, energia ou água potável é um
a tarefa impossível. A participação em meios de comunicação como jornais, televisão ou simplesmente manifestar as suas opiniões está interdita. Milhões de pessoas, especialmente crianças não frequentam qualquer escola. A prisão e a tortura por reivindicar uma opinião ou ser de uma cor ou cultura diferentes é imensamente frequente em vastas zonas deste Planeta.
Pode ser este um retrato de um mundo desenvolvido? Com tantos progressos tecnológicos porque continuamos a assistir a este quadro com tanta frequência?
Comemora-se hoje os sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Procura-se chamar à atenção de todos para a importância da vida, do respeito pelos direitos da Humanidade que devem, deveriam ser respeitados em todos os indivíduos. Esta celebração continua, a fazer sentido pelo quadro do mundo actual.
O Homem continua a ser o seu maior inimigo pela falta de respeito com que trata o seu semelhante
. Desde as Revoluções Americana e Francesa que se tem procurado avançar para formas de sociedade onde a razão e a consciência humanas sejam respeitadas. Infelizmente a crueldade tem marcado uma imensa presença na vida de muitas pessoas que habitam o Planeta.
Num mundo de globalização denunciar (manifestações, cartas, petições) os que oprimem, os que apenas querem ter uma voz, são atitudes que devemos ter. O Darfour, O Tibete ou a Birmânia são apenas alguns dos casos desta falta de respeito pela Humanidade da espécie humana. Os Países constroem a sua História, pobre ou grandiosa pela forma como sabem lidar com os Direitos Humanos.
A luta pelas causas justas, a construção de uma comunidade humana em que a razão e as ideias possam ser apresentadas livremente só podem ser um património das grandes nações.
O acesso à escolarização e a cuidados de saúde e o trabalho comunitário pode
rão permitir que daqui, a certamente muitos anos este seja um quadro do passado, e já não tão presente no quotidiano de tantos milhões. Como escreveu Tucídides,historiador grego, a felicidade humana está dependente da liberdade e esta da coragem. A coragem de exigir um mundo diferente.

SUU KYi, um dos Rostos que na Birmânia luta pelos Direitos Humanos, Ter uma Voz


Sem comentários: