sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Entrega de livros PNL em sala de aula


Escolhemos OUTUBRO para desenvolver actividades de promoção da Leitura em Sala de Aula. Assim aconteceu no dia 14 de Outubro, como as fotos o descrevem. Fomos ao encontro das turmas do 5ºAno e para todas elas proporcionámos a leitura do Conto/Manifesto de Cidadania, “A Casa Grande”, do escritor João Manuel Ribeiro.
Esta obra trata das questões universais da cidadania. Fá-lo de forma didáctica e afectiva. Para “todos os que (ainda) são meninos de verdade!”.
E começa desta forma:
“Um dia,
um homem teve o sonho
de construir uma Casa Grande,
sem portas nem janelas,
onde pudessem morar os homens e mulheres
de todas as línguas, cores, raças, religiões e latitudes (…)
E continua
“Na Casa Grande,
Apesar de lá permanecerem pessoas
de todas as línguas,
cores, raças,
religiões e latitudes
a linguagem é comum:
- fala-se a língua universal da verdade
a par da língua fraterna do amor,
e da língua subterrânea do perdão
e mais nenhuma outra.”(…)
Continua. Continua…Continua.

Esta obra foi lida por mim e pela D. Eugénia. E no 5ºB também pela professora Maria Inês. A leitura deste pequeno (grande!) conto fez-nos chegar aos conceitos de cidadão, justiça, amor, liberdade, igualdade, diversidade, perdão, paz, rectidão, enfim, um verdadeiro manifesto de cidadania. E, veio simultaneamente, ao encontro da temática proposta pelo Mês das Bibliotecas – a diversidade.
Esta obra está no expositor das novidades. É o nosso Livro do Mês.

Terminada a leitura propusemos aos alunos que a partir da frase “ A Casa Grande é uma Casa sempre inacabada” (frase que se encontra quase no fim do conto) continuassem a história… ilustrassem a “Casa Grande”, que se expressassem de algum modo… em perfeita liberdade criativa. Garantimos que os trabalhos realizados seriam expostos e/ou publicados no blogue da Biblioteca. Aguardemos, então, pelas criações dos alunos que, posteriormente, daremos a conhecer a toda a comunidade escolar.

De seguida fizemos a entrega dos livros do Plano Nacional de Leitura (PNL). Cada menino(a) recebeu a oferta de um livro do programa LER+.

Citamos mais uma vez a frase de Cervantes (que temos no nosso cartaz) “QUEM LÊ MUITO E ANDA MUITO, VAI LONGE E SABE MUITO”.

A professora bibliotecária

Emília Oliveira

Sem comentários: