terça-feira, 12 de outubro de 2010

Concerto de música erudita pela Orquestra da Academia de Óbidos




Decorreu na passada 5ª feira, dia 7 de Outubro, no Polivalente da Escola um Concerto de Música Erudita pela Orquestra de Alunos da Academia de Música de Óbidos dirigida pelo Maestro Pedro Filipe.
Esta actividade inseriu-se simultaneamente no Dia Mundial da Música e no Mês das Bibliotecas Escolares, que este ano escolheu como tema “Diversidade Desafio Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar”.
A orquestra tocou música de épocas diferentes, do período Barroco ao Contemporâneo, passando pelo Clássico, tendo os alunos tido oportunidade de ouvir grandes compositores como Mozart, Charpentier, entre outros. No entanto, a música executada situou-se sempre no âmbito da música erudita (à excepção da música da série, “Pantera cor-de-rosa”) e todos sabemos que os alunos não estão familiarizados com este tipo de música. Este facto reforça o imperativo da biblioteca - em ser facilitadora da mudança e em promover a diversidade. E é dessa forma que a Biblioteca/Centro de Recursos manifesta o seu papel interventivo (para além naturalmente do apoio ao Currículo). Trazer-lhes, não apenas o que eles gostam mas essencialmente o desconhecido, o diferente, para posteriormente poderem fazer com responsabilidade as suas opções.
No concerto estiveram presentes todas as turmas da Escola. Os professores. Os funcionários. A Direcção da Escola. A avaliação da actividade irá ser feita, não só pelos testemunhos orais, mas também a partir de um pequeno questionário escrito.
O retorno apresentado pelos nossos convidados foi muito positivo. Reconheceu-se a importância do encontro musical para ambas as partes. Para os nossos alunos o despertar e/ou sensibilização da música. Para os alunos-músicos, pertencentes ao Ensino Integrado da Música, um estímulo à continuação e aperfeiçoamento da aprendizagem.
No final a Direcção da Escola ofereceu um pequeno lanche aos nossos convidados tendo estes partido satisfeitos e recompensados com a sua prestação.
O nosso obrigada aos Serviços Camarários por terem disponibilizado o transporte sem o qual a actividade não poderia ter acontecido.

A professora bibliotecária
Emília Oliveira

Sem comentários: