quarta-feira, 10 de março de 2010

Havia uma estrela...

Havia um menino chamado Pedro que uma noite, olhando o céu com muita atenção, viu uma estrela e pensou em ir buscá-la. Então, depois dos pais já estarem deitados saltou pela janela do quarto e foi até à igreja.

Agarrou a grossa aldraba da porta do templo e empurrou-a com força. A madeira rangia porque a idade da porta suplicava não se sabe bem o quê?!… O rapaz correu em direcção a uma escada. Subiu até à torre pela escada de ferro. Depois, empoleirou-se no galo dos pontos cardeais e, de braços bem esticados, apanhou uma estrela. Para não a deixar escapar, atou-lhe um cordel e entalou-a nas calças.

Já em casa, esteve algum tempo com a estrela na mão mas como estava cheio de sono colocou-a dentro de uma caixinha, muito bem guardada. Adormeceu.

No dia seguinte, Pedro abriu a sua caixa, cumprimentou a sua amiga estrela e saiu.
Na aldeia toda a gente comentava o desaparecimento de uma estrela. “- Quem teria tido a coragem de desviar uma estrelinha do céu?! - comentava toda a gente.”
Apercebendo-se do burburinho, Pedro regressou a casa e lá permaneceu.

Já a noite ia alta quando a mãe do rapaz, ao passar pelo seu quarto, estranhou ver uma intensa luz a esgueirar-se pelas frestas da porta. Sem fazer barulho, pé ante pé, abriu a porta e…Que luz intensa! Uma estrela dormia ao lado do seu filho.

- O que é isto? – gritou a senhora.
O som da sua aflição ecoou pela casa, acordando o marido.
Era urgente devolver a estrela ao céu. Então, Pedro pegou na sua amiga e dirigiu-se à igreja para que pudesse restabelecer a ordem das coisas. Mas…

Assim que tinha acabado de lançar a estrela, Pedro desequilibrou-se e caiu mortalmente.

Hoje, a estrela continua a brilhar mas com um brilho ainda mais intenso porque... Pedro é a sua grande companhia. Agora, os dois vagueiam pelo céu com luz e sorrisos de nuvem.



Anabela Santos, 7ºB
(texto elaborado no âmbito do estudo do conto A Estrela de Vergílio Ferreira)


Imagem in http://www.dehonbrasil.com/padrealirio/uploaded_images/Estrela_de_Natal_IV%5B1%5D-799015.jpg

Sem comentários: