quinta-feira, 4 de março de 2010

Dia Nacional da Música Clássica

João Domingos Bomtempo (Lisboa, 28 de Dezembro de 1775 – Lisboa, 18 de Agosto de 1842) foi um pianista clássico, compositor e pedagogo português.

Domingos Bomtempo foi mais uma figura da cultura portuguesa obrigada a procurar, para além das fronteiras pátrias, o reconhecimento do seu valor. Com 25 anos parte para Paris, onde cedo se impõe como virtuoso de piano. Alarga os seus horizontes intelectuais. Convive com o célebre Morgado de Mateus e com o grupo de liberais portugueses, exilados, onde pontificava o poeta Filinto Elisio. Conhece o compositor Clementi, a quem ficará sempre ligado por fortes laços de amizade.

Ainda em Paris, estreia a sua 1ª Sinfonia, muito bem recebida pela crítica de então. A conjuntura dessa época - malogro das forças napoleónicas na Península Ibérica - torna pouco cómoda a situação dos portugueses em França e obriga-o a partir para Londres, onde também obterá grande sucesso como pianista, e mesmo como compositor. Clementi, também ali radicado e dirigindo uma editora musical, publica-lhe as obras, grande parte das quais vieram a lume com títulos ingleses.



Sem comentários: