sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares




Outubro foi o mês Internacional das Bibliotecas Escolares - este ano subordinado ao tema "School Libraries: The Big Picture".
Longe vão os tempos em que a biblioteca escolar era o local onde se armazenavam os livros; quase inacessíveis, lá ficavam, organizados, muito direitinhos, quase que sagrados.

Hoje a biblioteca escolar está marcada pela dinâmica, onde o livro reina mas divide o espaço com os materiais multimédia, informático e audiovisual. Desempenha um papel importantíssimo de apoio ao currículo, planificando as suas actividades e integrando-as nas do plano anual de actividades, como pilar do projecto educativo de qualquer estabelecimento de ensino. É essencial para a realização de metas na educação e concretização dos objectivos de escola, através de um programa planeado onde a satisfação das necessidades dos utilizadores – quer sejam estas em termos lúdicos ou informativos – se torna a sua principal razão de existir. De acordo com estes princípios, a biblioteca escolar deve constituir-se como um núcleo da organização pedagógica da escola, vocacionado para as actividades culturais e para a informação.

A biblioteca escolar fornece um largo leque de recursos, tanto impressos, como não impressos, incluindo o acesso a dados que promovem um conhecimento da própria herança cultural da criança e fornecem a base para um conhecimento e compreensão da diversidade de culturas.

A biblioteca conquistou miúdos e graúdos. Integra a comunidade escolar proporcionando ao público-alvo uma convivência harmoniosa com o mundo das ideias e da informação.

O nosso agrupamento dispõe de duas bibliotecas escolares: o pólo 1, na escola sede, vocacionado para o apoio aos alunos dos 2º e 3º ciclos, e o pólo 2, sediado em Cortegana, cujo fundo documental aposta nas camadas mais jovens.

Já dizia Emily Dichinson “Não há melhor fragata do que um livro para nos levar a terras distantes”. A equipa das bibliotecas escolares deseja a todos boas leituras… muitos sonhos em redor dos livros… grandes viagens… grandes descobertas!...



Imagem in

Sem comentários: