quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jean Piaget



Jean William Fritz Piaget nasceu a 9 de Agosto de 1896.
Filho de um professor universitário, foi o primogénito de uma família de três filhos. Desde muito cedo que mostrou um enorme fascínio pelas ciências naturais, concluindo o doutoramento nesta área.

Jean Piaget tinha apenas onze anos quando publicou o seu primeiro artigo científico: o próprio escreveu o meu primeiro artigo foi publicado, e eu estava “lançado”!. Posteriormente, na adolescência as suas preocupações científicas foram acrescidas de uma profunda crise espiritual: o conflito entre ciência e fé.

A ideia chave subjacente ao trabalho de Jean Piaget é a de evolução, segundo a qual, com a passagem do tempo, as formas de vida simples são susceptíveis de se transformarem, por etapas, em formas mais complexas e melhor adaptadas. A esta ideia de evolução corresponde o princípio filosófico e científico que se traduz num natural interesse pela dinâmica e pela mudança das coisas, no estudo da transformação ao longo do tempo.

Embora marcada por temáticas constantes a abundante produção científica de Piaget pretendia aprofundar, segundo os ideais em que acreditava, a compreensão da rede de criatividade responsável pela aquisição do conhecimento humano; reconsiderando hipóteses, ia dando continuidade ao trabalho de provar conceitos-chave que viriam a marcar as ciências educacionais. A sua obra, de enorme grandeza – mais de cinquenta livros e monografias, para além de centenas de artigos – foi sendo publicada durante um período de sensivelmente setenta anos, representando, ainda hoje, uma fonte de inspiração.

Jean Piaget faleceu em Genebra a 16 de Setembro de 1980. Deixou-nos uma contribuição essencial para o conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento da criança. Embora as suas teorias não tenham pretendido ser definitivas constituem uma herança que no plano da Educação continua pertinente e actual.


Imagem Jean Piaget in http://www6.ufrgs.br/psicoeduc/imagens/fotos_piaget/piaget_1917.jpg

Sem comentários: