sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atividades de Carnaval


Vimos dar conta das atividades organizadas pela biblioteca para assinalar as festividades de Carnaval.

Assim, esteve patente na Biblioteca da escola sede a Exposição “Os cabeçudos” proveniente da Biblioteca Municipal de Torres Vedras. Decorreu, ainda, no dia 16 de Fevereiro um colóquio/comunicação pelo Dr. Jorge Ralha “O Carnaval de Torres e os outros”.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro aconteceram sessões para os mais pequenos. Os alunos do JI e 1ºCEB da Merceana vieram conhecer a exposição acima referida. Mas a grande atração foi, sem dúvida, o cabeçudo/caricatura Abel Xavier que alguns dos alunos já tinham visto desfilar no Carnaval de Torres.

Foram recebidos com serpentinas e confetis…o som do bombo e da gaita de foles…E este foi o momento mais forte. Vibração, entusiasmo e alegria. Todos quiseram manipular o bombo e a festa aconteceu. A chegada do professor Porfírio com a gaita de foles fez aumentar a festa. Desta forma se tentou mostrar os elementos básicos e tradicionais do Carnaval de Torres – cabeçudos, gaiteiros e bombos.

Com o intuito de aprofundar as raízes e as diferentes manifestações do carnaval, convidámos o Dr. Jorge Ralha, historiador e ex-vereador da Cultura CM de Torres Vedras para estar presente na nossa biblioteca. O Dr. Jorge Ralha comunicou para uma assembleia representativa de todas as turmas do 2º e 3º Ciclos formada pelos respetivos delegados e subdelegados. Foi sugerido que os ensinamentos recebidos fossem posteriormente levados pelos presentes aos restantes alunos da turma.

E esta foi a forma de intervenção e participação da biblioteca nas atividades do Carnaval organizadas pelo Agrupamento.










1 comentário:

António Je. Batalha disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.