quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Encontro com...José Fanha

A Biblioteca/Centro de Recursos do 1ºCiclo da Cortegana convidou o escritor e dezedor, José Fanha, para estar presente, numa actividade de Promoção da Leitura.

Fez-se coincidir a referida actividade com a assinatura do Protocolo que define a participação e a responsabilidade das entidades, Câmara Municipal de Alenquer, Junta de Freguesia da Ventosa, Rede de Bibliotecas Escolares, DREL e Agrupamento Visconde Chanceleiros relativamente à Biblioteca da Cortegana, representadas, respectivamente, por José Manuel Riso e Pedro Folgado, Lizeta Almeida, Helena Brígida, Marília Afonso, Casimiro Gomes e António Porfírio.

O encontro com José Fanha deu-se num ambiente de festa. Isto porque foram convidados muitos meninos de outros estabelecimentos de ensino do Agrupamento, para estarem presentes. A Biblioteca anfitriã acolheu os alunos do 1º Ciclo das Escolas da Cortegana, Olhalvo e Pocariça, no Auditório da Junta de Freguesia da Ventosa.

A sessão contou, ainda, com a presença dos convidados acima citados, bem como os professores do 1ºCiclo. Os alunos depois de uma breve passagem pela Biblioteca foram seguidamente distribuídos pelo Auditório da Junta. O convidado foi calorosamente recebido pelos alunos presentes ao som ritmado das suas jovens, mas potentes vozes…Depois… depois foram as histórias, as inúmeras histórias, ditas por José Fanha e partilhadas por todo o auditório, pessoais umas, ficcionadas outras, mas todas elas, didácticas e muito, muito divertidas. E os jogos com as palavras e a sonoridade das lengalengas?!...

De salientar a participação de todas as escolas do 1º Ciclo na leitura e estudo de “O meu amigo Zeca Tum Tum”. No seu tratamento, alunos e professores deram origem a trabalhos de qualidade que nos garantem a consolidação do conhecimento da obra. As turmas que estiveram no encontro com o escritor dramatizaram ou recriaram excertos da obra citada. As fotos mostram os alunos em acção dramática, a canção e a dança rap, a” luta” pela garota mais gira, a bielo-russa Maria Sarabandovitch, o coro afinado de «…sou caipira pira porá…Senhora de Aparecida…».

Uma tarde em cheio.

A professora bibliotecária

Emília Oliveira

Sem comentários: